segunda-feira, 15 de março de 2010

Técnica de congelamento pode parar Cancro da Mama


















O congelamento de tumores da mama ajudou a parar a propagação do cancro em ratinhos, aponta um novo estudo do Centro de Cancro da Universidade do Michigan.

Os investigadores testaram duas técnicas de crioablação (congelamento) em ratinhos com cancro da mama. Ambas envolvem a aplicação de uma sonda fria no tumor, mas uma envolve um método de congelamento rápido do tumor (30 segundos), enquanto a outra leva alguns minutos.
Ambos os métodos de crioablação destruíram os tumores da mama. Os ratinhos tratados com a técnica rápida tiveram menor metastização dos tumores para os pulmões e tiveram uma sobrevida melhor do que os animais tratados com a técnica lenta ou do que aqueles tratados apenas com cirurgia.

Os melhores resultados associados à crioablação rápida podem resultar de mudanças no sistema imunitário que ajudaram a destruir os tumores.

Os cientistas estão actualmente a realizar um ensaio clínico para testar a eficácia da crioablação rápida em pacientes com cancro da mama.

Actualmente, a crioablação é usada como rotina para tratar o cancro da próstata, dos rins e em vários cancros que se espalharam para o fígado e os ossos.

Sem comentários:

Enviar um comentário