segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A história de Marisa

Numa manhã doirada, Marisa acordou entusiasmada pois aproximava-se o instante que mudaria, mesmo sem que ela o suspeitasse, a sua vida tal como a conhecera. Naquela manhã de Setembro, tudo lhe parecia diferente, também ela se sentia diferente e as ideias percorriam a cabeça dela alucinantemente. Vestiu-se com ligeireza, mas, mesmo assim, apercebeu-se de algumas alterações no seu corpo, visualizou manchas na pele. Não dispensando grande tempo e importância ao sucedido, dirigiu-se à cozinha para tomar o pequeno-almoço e, por último, beijou a sua mãe antes de se dirigir à nova escola.
O caminho que percorrera desde casa até à nova escola pareceu-lhe o mais misterioso que alguma vez conhecera, a cada passo que avançava, uma nova imagem mental se desenhava na sua cabeça, parecia que conseguia visualizar os bons momentos que viveu combinado com aqueles que sonhava viver.

(Continua...)

Alecrim corta compostos cancerígenos presentes na carne cozinhada

De acordo com um estudo norte-americano, adicionar extracto de alecrim à carne picada reduz os agentes cancerígenos que se podem formar ao cozinhar.

Os cientistas adicionaram diversos extractos de alecrim, com diferentes percentagens de etanol, directamente à carne moída de hambúrgueres, os quais foram cozinhados em duas temperaturas diferentes: 200 ºC durante 5 minutos de cada lado e 190 ºC durante 6 minutos de cada lado.

Refere o estudo que, nos hambúrgueres cozinhados a 200 ºC durante 5 minutos de cada lado, o extracto de alecrim com concentrações mais baixas de etanol foi mais eficaz a inibir a formação de compostos químicos cancerígenos.

Investigação contra a leucemia mais comum em crianças distinguida

A investigação de Ana Patrícia Bento Pereira da Silva foi distinguida com o Prémio Pulido Valente Ciência 2009 pelo facto de apontar caminhos possíveis para o desenvolvimento de fármacos contra a leucemia mais comum nas crianças.

O trabalho, centrado no estudo da proteína PTEN – que actua, dentro das células humanas, como um obstáculo ao desenvolvimento de tumores – abre as portas à investigação clínica relativamente ao possível desenvolvimento de fármacos capazes de induzir a morte das células malignas dos pacientes sem danificar as que permanecem normais.

Estudo liga consumo de refrigerantes a Cancro do Pâncreas

Um estudo norte-americano divulga que o risco de desenvolver cancro do pâncreas aumenta com o consumo de refrigerantes. Os altos níveis de açúcar destas bebidas podem aumentar os níveis de insulina no corpo, o que contribui para a multiplicação de células cancerígenas.

Segundo o estudo, as pessoas que consumiam duas ou mais bebidas semanais com adição de açúcar tinham 87% maior probabilidade de desenvolver cancro.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Taxas elevadas de leucemia no sul do Iraque

Nos últimos 15 anos, as taxas de leucemia infantil mais do que duplicaram na província de Basra, no sul do Iraque.

Algumas das razões possíveis apontadas pelos investigadores da Universidade de Washington são a venda de gasolina pelas crianças à beira da estrada, os fogos nos poços de petróleo, as armas químicas e os pesticidas.

LEUCEMIA

O QUE É A LEUCEMIA?

A medula óssea produz diferentes tipos de células sanguíneas incluindo os glóbulos brancos que ajudam a combater as infecções. Nas pessoas com leucemia, a medula óssea produz glóbulos brancos anómalos - células de leucemia.
No início, as células de leucemia funcionam quase normalmente. Com o tempo, ultrapassam, em número, os glóbulos brancos, os glóbulos vermelhos e as plaquetas. Torna-se, assim, difícil o sangue conseguir realizar a sua função.



TIPOS DE LEUCEMIA
Leucemia crónica: inicialmente, as células anómalas ainda conseguem desempenhar a sua função, e o doente pode não ter quaisquer sintomas;
Leucemia aguda: as células sanguíneas são muito anómalas e não conseguem desempenhar as suas funções.

Os tipos de leucemia são, também, agrupados pelo tipo de glóbulos brancos afectados. A leucemia pode surgir em células linfóides (leucemia linfocítica) ou em células mielóides (leucemia mielóide ou mielogénica).

Existem quatro tipos comuns de leucemia:
• Leucemia linfocítica crónica: frequente depois dos 55 anos;
• Leucemia mielóide crónica: afecta principalmente os adultos;
• Leucemia linfocítica aguda: é o tipo mais comum em crianças;
• Leucemia mielóide aguda: afecta tanto adultos, como crianças.


FACTORES DE RISCO
• Níveis muito elevados de radiação;
• Trabalhar com determinados químicos;
• Quimioterapia;
• Síndroma de Down e outras doenças genéticas;
• Vírus dos linfomas T humanos.

SINTOMAS DE ALERTA
• Febre e suores nocturnos;
• Infecções frequentes;
• Sensação de fraqueza ou cansaço;
• Dor de cabeça;
• Sangrar e fazer nódoas negras facilmente: gengivas que sangram, manchas arroxeadas ou pequenas pintas vermelhas sob a pele;
• Dor nos ossos e articulações;
• Inchaço ou desconforto no abdómen;
• Gânglios inchados, especialmente os do pescoço e das axilas;
• Perda de peso.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

A história de Marisa

Depois de um dia agitado, Marisa, deitou-se velozmente no sofá, num rápido movimento, ligou a aparelhagem e ouviu o seu CD favorito. A música era animada e o ritmo contagiante transformava lentamente o cansaço que sentia numa euforia saudável. O dia fora comprido, tinha passado a tarde com a mãe no shopping a comprar o material escolar necessário. A cada compra que fazia um novo sonho começava a desenhar-se na sua cabeça, era quase involuntário, mas o entusiasmo dela verificava-se mesmo sem querer, uma luz iluminava-a, talvez porque se sentisse preenchida de sonhos, de expectativas, de motivos para se agarrar à vida: mudaria nesse ano lectivo de escola e passaria a frequentar o curso de Artes. Esta mudança, consequentemente, alteraria toda a sua vida num ímpeto. Mas, apesar de sentir triste por deixar de ver alguns dos seus amigos, frequentemente, Marisa tinha uma filosofia de vida muito positiva, acreditava que…

(CONTINUA...)

França alerta fumadores

A Direcção Geral de Saúde francesa pretende colocar nos maços de tabaco, até 2011, imagens chocantes para prevenir contra os malefícios do tabaco.
As fotos propostas pela Comissão Europeia mostram os efeitos malignos causados pelo tabaco sobre a saúde. Pode-se ver, por exemplo, doentes com cancro, deformações corporais relacionadas com o tabagismo e um feto de uma mãe fumadora.
Este tipo de imagens estão já presentes nos maços de tabaco de países como a Bélgica, Finlândia e Lituânia.